Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

3 de out. de 2009

A Hello Kitty pra bordar falando amazonês!!

Pra saber como conversar com um amazonense, vc tem que, primeiro de tudo, chegar com a pessoa e tocar nela, seja no ombro, no braço, mas tem que TOCAR! Tá, num vai exagerar tbm, querer pegar na bunda da criatura, pq aí vc vai ver a força do “muque” do(a) amazonense. Linguagem corporal é isso aí!
Cumprimento tem que ser com dois beijinhos. Nada de acrescentar mais um, “pra casar”. Amazonense só casa qdo tem um parabelum (é, eu sou antiga merrrrrrrmo) apontado pra sua cabeça, e só beija na bochecha o estritamente necessário tbm. A gente gosta mesmo é de bjo na boca!
Ah, e amazonense nunca – JAMAIS!! – aponta qualquer lugar com o dedo. Só com o beiço. Pergunta pra ele onde fica o Iraque e ele aponta logo com o beiço na direção desejada. Mas tem um porém: o beiço do amazonense tem quilômetros e quilômetros de distância, então se ele diz (com o beição esticado): “ah, é logo ali, ó!”, se apronte pra andar, ok?
O povo daqui também é o calor humano em pessoa. Isso quer dizer que, em uma roda de pessoas conversando, é sempre o amazonense que mais se destaca, o que mais fala (menos eu, claro!), e o que mais fala besteira. O certo é que ele te deixa à vontade rapidinho. Amazonense quando se aboleta, manozinho, sai de perto, ele "bréa" mermo! Mas apesar dessas coisinhas relacionamentais, tem a questão do amazonês. Amazonense tem uma série de palavras típicas, que levam algum tempinho pra serem assimiladas, tão singulares que são. Vou dar alguns exemplos:
ÉGUA - Égua, no Amazonas, vc pode usar em diferentes situações, por ser expressão tanto de dúvida quanto de estranheza:
- Se você não entendeu alguma coisa vc diz: “égua…”
- Viu algo absurdo? “Éééguaa, maninho…”
LESO(A), LESEIRA – Gente, uma pessoa lesa é uma pessoa que sofre do mal da leseira. Já leseira nada mais é do que um abestalhamento (quase sempre momentâneo) do qual o leso é vítima. Agora, se a leseira for mais duradoura, aí já se trata do fenômeno conhecido como leseira-baré. Cientistas da Royal Universidade do Puraquequara (município amazonense, onde fica nossa “melhor” penitenciária!) afirmam que a leseira-baré acontece com os amazonenses por causa do sol quente no cocorôto, que frita as tripas cerebrais e assa os neurônios no espetinho.
MANINHO(A) - Tratamento nem um pouco carinhoso, um sintoma evidente e estresse intenso:-
“maninho, telesé?”
MANAZINHA(O) - Tem o sentido oposto ao de “maninha”, é totalmente carinhoso:
- “manazinha, borimbóra?”
- “dubem, manazinha?”
TELESÉ – o mesmo que “tu é leso é?”
PITIÚ – Cheiro, geralmente ruim, e geralmente associado ao peixe:.
- “Parece uma sereia, mas num é de beleza não, é do pitiú mesmo, tsc...”

E aí, alguém se habilita a vir passar uma temporada em Manô City?

Bom, agora que todos já sabem como bater um bom papo com um(a) amazonense, podemos todos parar com o conversê e partir pros bordados, que é muuuuuuuuuuito mais importante e divertido, né? E como tamos entrando em outubro, mês da alegria e das brincadeiras - mês das Crianças! - nada melhor do que encher essa meninada de mimos bordadinhos, e pra começar, que tal com a Hello Kitty, que é um xodó pros pequenos? Além de muito foufa, é claro! Esses gráficos vão ficar lindos em barrados de toalhinhas pras meninas levarem pra escola, pro balé, pra onde elas quiserem! Mãos às linhas, bordadeiras, porque outubro também é mês de muito, muito artesanato! :-D

9 comentários:

  1. Olá amiga, amei as Hello kits, a história do amazonense tb é muito show, eu e meu marido temos muita vontade de ir pescar por aí, mas estamos muito apertado, mas assim que as coisas melhorar eu disse a ele que vamos fazer uma viagem e adivinha pra onde? Se Deus quiser.

    beijos e tenha um domingo abençoado

    ResponderExcluir
  2. Manazinha, tu me deixou com vontade de conhecer sua terra, vem me buscar...rsrsrs...adoro povo alegre e falador...!!! Beijos e boa semana !!

    ResponderExcluir
  3. você é mesmo animada heim!!!!
    Quero ver quando ficar pronta ok?
    Um beijão querida e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Hahahaha, amei o texto! A coisa mais linda desse nosso enorme país e que cada estado tem suas particularidades, seu sotaque, mas TODOS falamos a mesma língua... Acho isso muito lindo... Amei o 'maninha'! Uma ótima semana pra ti também maninha! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amada.
    Que bom que gostou,são lindas mesmo!
    Quero te desejar um maravilhoso começo de semana.
    BEIJINHOSSS !

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga,

    Vim te fazer uma visitinha e te oferecer um selinho em comemoração ao dia dos animais ou melhor tem 2 sem regras é só pegar,

    Beijo
    Meire

    ResponderExcluir
  7. Andréa, vc e seu marido tão marcando, venham logo que a temporada do tucunaré tá chegando!! :-D Bjos, querida!
    ----
    Claudinha, podexá que eu te busco, sim, me espera poraí, visse? E se prepara pq falar é comigo mesma! :-D Bjão!
    ----
    So, animação, teu nome é Shirley! kkkkk E eu vou fazer a arvorezinha sim, pode apostar! Eu mostro poraqui, claro! Obrigada a vc por disponibilizar o PAP, viu? Bjão!
    ----
    Belle, tem toda a razão, falamos todos a mesma língua, nos entendemos, pq afinal de contas somos todos da mesma raça, né? :-D Manazinha, prestenção, não é "maninha" não, visse? Maninha é pra sacanear, "manazinha" é que é cheio de carinho... rs. Bjo, manazinha! :-D
    ----
    Docinho, eu gosto de tudo o que vc posta no teu blog, viu? Pena eu não poder fazer nem a metade do que vc sugere... rs. :-( Bjo, boa semana, querida!
    ----
    Meire, vou já lá pegar, posto no finde. Obrigada pelo carinho (e vamos combinar, regras foram feitas pra serem quebradas, né? rs :-P). Bjãoooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga! É esse justamente o problema, não entendo nada dessa linguagem, uma loucura! Pedi para o meu namorado me ajudar e acho que ele entende menos do que eu, mas, o pior, tira banca que sabe tudo!!!! Vai entender... Fico eu aqui quebrando a cabeça, mas eu chego lá! Sou brasileira e não desisto nunca.
    Gostou dos pintores, são demais merrrrrrrrrrrmo!
    Parabéns pelos modelos em ponto cruz, como sempre lindos, lindos, lindos!!!
    Nosso país é ótimo, muitos sotaques e maneiras de se expressar. Amo o Brasil e nosso povo.
    Obrigada pela força e pelo enorme carinho, bjs, Alessandra.

    ResponderExcluir
  9. ola
    obrigado pelo beijo
    tirei do teu blogs uns graficos,para os acolchoados de amor
    bjs
    fatima

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails